10 Incríveis Benefícios Do Chocolate Para Sua Saúde!

É realmente muito difícil achar uma pessoa que não goste de chocolate. Esse doce irresistível, se consumido de maneira moderada, pode trazer vários benefícios além do prazer. Quanto mais Cacau for utilizado na receita, melhor. Por isso, os chocolates meio-amargos e amargos são mais recomendados para um estilo de vida saudável. Confira abaixo nossa lista com 10 incríveis benefícios do chocolate para a sua saúde!

Benefícios Do Chocolate

chocolate - 10 Incríveis Benefícios Do Chocolate Para Sua Saúde!

Sensação De Bem-estar 

Esse talvez seja um dos benefícios do chocolate mais conhecidos. Cientistas afirmam que o chocolate aumenta a produção de endorfina e dopamina, substâncias relacionadas ao relaxamento. Sendo assim, se você está estressado ou ansioso, comer chocolate pode ser uma boa pedida!

Saúde Do Coração

Cientistas da Universidade de Linkoping, na Suécia, descobriram que o chocolate amargo é capaz de inibir uma enzima que aumenta a pressão arterial do organismo. Isso se deve à presença das Catequinas e Procianidinas, dois antioxidantes encontrados no doce. Lembrando que isso é válido apenas para o chocolate amargo, ou seja, aquele que possui alto teor de cacau em sua fórmula.

Reduz Risco De Ataques Cardíacos 

Outra pesquisa, realizada também na Suécia, comprovou que comer chocolate pode reduzir os riscos de ter um ataque cardíaco. De acordo com os testes, o consumo de chocolate duas vezes por semana reduz o risco de ataque cardíaco em 66%. Consumindo uma vez por semana, é reduzido quase pela metade. Isso ocorre devido à presença de antioxidantes no chocolate, que nos protegem do envelhecimento causado pelos radicais livres.

Melhora Do Fluxo Arterial

Segundo estudos, o chocolate amargo melhora o fluxo arterial e a saúde cardiovascular, reduzindo a tendência de coagulação das plaquetas e obstrução dos vasos sanguíneos. Além disso, ele também auxilia na diminuição do LDL, o chamado “colesterol ruim”.

Combate o Câncer De Intestino

De acordo com pesquisadores da Universidade de Georgetown, nos Estados Unidos, o chocolate ajuda no combate ao Câncer de Intestino. As procianidinas, moléculas presentes no Cacau, possuem propriedades antioxidantes, protegendo as células da degeneração provocada pelo tumor.

Redução De Danos Cerebrais

Segundo estudo realizado na Universidade Johns Hopkins (Estados Unidos), descobriu-se que o Chocolate Amargo pode reduzir os danos cerebrais após um AVC (acidente vascular cerebral). Os cientistas fizeram testes em em ratos e concluíram que um composto chamado epicatequina age na proteção das células nervosas.

Previne Hipertensão Na Gravidez

A Universidade de Yale, nos Estados Unidos, concluiu através de pesquisa que o consumo de chocolate durante a gravidez pode ajudar a prevenir a hipertensão. O resultado da pesquisa mostrou que mulheres que comem chocolate ao menos cinco vezes por semana tem 40% a menos de chance de desenvolver o problema. Isso graças à teobromina, substância encontrada principalmente nos chocolates amargos e meio-amargos.

Alivia Dores

Comer chocolate pode ajudar a aliviar dores, segundo estudo da Universidade de Chicago. O consumo do doce atuaria como um analgésico natural, devido ao prazer proporcionado.

Beleza

Diversos métodos e produtos de beleza utilizam o chocolate. Ele está presente em banhos de ofurô, massagens, máscaras, entre outros cosméticos. Além de ser um excelente hidratante, o chocolate também combate os radicais livres, evitando a oxidação das células.

Recuperação De Desgaste Físico

Cientistas da Universidade do Texas determinaram que leite com chocolate, ou achocolatado, é a melhor bebida para se recuperar de uma atividade física recém praticada. Os benefícios vêm dos Carboidratos e Proteínas advindos da mistura.

Chocolate Consumido Com Moderação Traz Diversas Vantagens

chocolate amargo - 10 Incríveis Benefícios Do Chocolate Para Sua Saúde!

Podemos concluir que, consumido com moderação, o chocolate além de proporcionar prazer, pode trazer vários benefícios ao organismo. Lembrando que a maioria dos benefícios do chocolate estão presentes nas versões amargas e meio-amargas, por isso são as mais indicadas. Se o sabor amargo não te agrada, você pode consumir através de receitas que utilizem esse tipo de chocolate como ingrediente. Existem várias, e elas costumam anular o gosto excessivamente amargo devido aos outros ingredientes.

Gostou de nosso conteúdo? Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *