Remédios Naturais Para Ansiedade – Como Vencer O Estresse E Ter Mais Qualidade De Vida

A ansiedade provocada pela rotina estressante das grandes cidades é uma verdadeira praga na vida de muitas pessoas. A população espera, desesperada, pelas sextas-feiras. Na segunda-feira, se tornam todos depressivos novamente. Felizmente, existem remédios naturais para ansiedade que podem ajudar a aliviar o estresse e a tensão.

Unindo esses remédios a práticas relaxantes como meditação e yoga, é possível derrotar a ansiedade e ter uma vida tranquila.

Confira abaixo como vencer o estresse e ter mais qualidade de vida com os remédios naturais para ansiedade.

Remédios Naturais Para Ansiedade

Dieta Para Ansiedade

É importante ter uma alimentação focada em diminuir a ansiedade. Alguns alimentos devem ser priorizados, enquanto outros devem ser evitados.

Alimentos Que Devem Ser Priorizados

  • Água: Aumentar a ingestão de água pode ajudar a aliviar a ansiedade, já que a desidratação, ainda que leve, pode afetar os estados de ânimo.
  • Carboidratos: A adição de carboidratos aumenta os níveis de serotonina no cérebro, o que pode melhorar o humor e reduzir os níveis de ansiedade; é importante consumir carboidratos complexos, como cereais integrais e evitar os carboidratos simples, como os doces.
  • Proteínas: Ajudam a produzir substancias químicas, como a dopamina, que aliviam a irritabilidade. Por isso é importante incluir pelo menos uma porção de proteína em cada refeição, seja de origem vegetal ou animal.
  • Alimentos ricos em tiamina ajudam a estabilizar o ânimo, alguns exemplos são legumes, frutos secos, carne, laranjas, arroz, carne de porco.
  • Alimentos ricos em triptofano tem um efeito relaxante e ajudam a sentir-se bem. Exemplos desses alimentos são, banana, aveia, peru, lácteos, soja, nozes, manteiga de cacau e sementes de gergelim.

Alimentos Que Devem Ser Evitados

  • Alimentos que contém cafeína, tais como café, chás, bebidas energéticas, refrigerantes e chocolate, porque estimulam o sistema nervoso e aumentam a ansiedade.
  • Álcool, inicialmente pode ter um efeito calmante, mas quando metabolizado pode provocar ou aumentar os sintomas de ansiedade.

Plantas Medicinais

plantas medicinais 1 - Remédios Naturais Para Ansiedade - Como Vencer O Estresse E Ter Mais Qualidade De Vida

Algumas plantas medicinais podem ser utilizadas como remédios naturais para ansiedade, através de chás ou aromatização.

  • Camomila: A camomila atua como sedativo suave e pode ser de grande ajuda na hora de dormir; possui efeitos relaxantes musculares e tem a capacidade de aliviar transtornos digestivos, ajudando a regular o peristaltismo e reduzindo o nervosismo, que chamamos de “borboletas no estomago”.
  • Valeriana: Essa planta relaxa, tranquiliza, alivia a ansiedade e induz ao sono; é recomendável para tratar o stress e a tensão emocional, além da insônia causada pela ansiedade. Tem efeitos sedativos e antiespasmódicos e ajuda a dormir mais rápido; é útil para os ataques de ansiedade severos e ataques de pânico.
  • Melissa: É um bom calmante para o sistema nervoso, ajuda a restabelecer o equilíbrio emocional; além disso, tem forte ação antiespasmódica, acalma e estabiliza.
  • Passiflora (Flor do Maracujá): A passiflora alivia o nervosismo e a inquietação, por isso é eficaz no tratamento de ansiedade; ameniza os sintomas do transtorno de ansiedade generalizada. Em raras ocasiões pode produzir efeitos secundários, como sonolência ou confusão. É contraindicada para quem tem  hipotensão arterial, gestantes e mulheres em período de lactação.
  • Erva-De-São-João: Essa planta pode ajudar com os problemas de ansiedade, inquietação e insônia causadas por stress, e pode aliviar a depressão. É contraindicada a mulheres grávidas e não deve ser combinada com álcool ou tranquilizantes.

Técnicas Que Promovem O Relaxamento

meditaçao controla a ansiedade - Remédios Naturais Para Ansiedade - Como Vencer O Estresse E Ter Mais Qualidade De Vida

Algumas práticas podem ser muito úteis caso você seja uma pessoa que sofre de ansiedade.

Uma técnica excelente para ser usada de forma imediata é respirar profundamente durante alguns segundos, se concentrando na respiração e na contagem. Respire fundo contando até 10, foque na respiração e na contagem dos números. Repita até que se sinta totalmente relaxado.

Existem também práticas que trazem relaxamento juntamente com inúmeros benefícios, como a Yoga e a Meditação (clique nos nomes para saber mais).

 

Teste você mesmo em sua casa e veja como esses remédios naturais para ansiedade podem te trazer paz e qualidade de vida!

Gostou de nosso conteúdo? Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram!

2 opiniões sobre “Remédios Naturais Para Ansiedade – Como Vencer O Estresse E Ter Mais Qualidade De Vida”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *