Sedentarismo – Derrote O Comodismo Que Te Mata Aos Poucos!

Com o grande avanço da era tecnológica, que vem facilitando e agilizando as tarefas diárias, o sedentarismo tem atingido cada vez mais pessoas.

Mas o que exatamente é o sedentarismo? Como saber se sou sedentário?

O sedentarismo nada mais é do que a ausência de atividades físicas na vida de um indivíduo, seja por opção, ou ocasionada por questões mais sérias, como o trabalho. Uma pessoa é considerada sedentária quando esta possui uma prática de atividade física semanal inferior a 150 minutos.

Quando se é sedentário, a descoberta é complexa. Você não vai saber até precisar realizar uma atividade física mais intensa. Imagine que sua vida é ótima, você se sente muito bem passando horas e horas revezando entre celular e computador. Até que sua mãe lhe pede para pegar sacolas de compras do supermercado. Ao começar a pegar as sacolas, não demora muito e você já está exausto, ofegante, fatigado.

E é assim, geralmente, que se descobre o sedentarismo. A vida sedentária é tão traiçoeira que não sabemos que somos sedentários até precisarmos do corpo para tarefas menos cômodas do que digitar.

Como Sair Do Sedentarismo?

como sair do sedentarismo - Sedentarismo - Derrote O Comodismo Que Te Mata Aos Poucos!

Se livrar do sedentarismo é mais difícil do que parece, pois envolve questões psicológicas. No começo, vai ser doloroso deixar a “confortável” vida que tinha para se exercitar. Portanto, comece com atividades físicas mais simples e leves. Ao invés de pedir a alguém um copo de água, levante, vá até a cozinha e pegue sua água você mesmo.

Comece sendo mais independente, indo atrás do que quer, sem pedir nada a ninguém. Dessa forma, você ganhará  a confiança necessária para levantar e agir, e isso se consegue de forma progressiva.

Alie atividades físicas com algo prazeroso. Gosta de shopping? Que tal uma caminhada olhando as vitrines e vasculhando as lojas? E nada de escada rolante, escolha sempre as escadas convencionais!

E é assim, aos poucos, com atividades simples, que poderá evoluir gradualmente até o ápice que seria com exercícios físicos intensos. E existem diversos deles. Desde musculação a artes marciais e esportes radicais, existem exercícios para todos os gostos. Mais uma vez, alie o exercício com algo que goste, e seja feliz!

Você verá que uma vida ativa é sinônimo de bem estar e felicidade, diferente do falso conforto do sedentarismo. Não é necessário abandonar de vez os eletrônicos, mas junte-os com exercícios divertidos e prazerosos!

 

Gostou de nosso conteúdo? Curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram!

1 opinião sobre “Sedentarismo – Derrote O Comodismo Que Te Mata Aos Poucos!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *